*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Manaus enfrenta uma onda de calor, nesta terça-feira (3), com temperaturas que podem chegar a 36ºC, acompanhando uma tendência de altas temperaturas que afeta grande parte do Brasil. Ao todo, 17 capitais brasileiras registram máximas superiores a 30ºC, com condições climáticas particularmente severas em algumas regiões.
O destaque vai para Cuiabá, no Mato Grosso, que bateu o recorde nacional com uma temperatura de 42ºC. Outras capitais que também enfrentam calor intenso incluem Rio Branco e Boa Vista, ambas com 36ºC, e Palmas, onde os termômetros marcam 38ºC.
Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar está agravando as condições climáticas em várias partes do país. A seca está afetando severamente a Região Centro-Oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais. Regiões do Norte, parte do Nordeste, além de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, estão sob alerta de “perigo potencial” devido à baixa umidade.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu recomendações para a população. A orientação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas intensas durante as horas mais secas e se proteger da exposição direta ao sol para minimizar os efeitos negativos dessas condições climáticas extremas.