*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os parlamentares do Amazonas estão entre os que mais votam seguindo a orientação da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Radar do Congresso, ferramenta do portal brasiliense Congresso em Foco, o senador Omar Aziz (PSD) foi o governista mais fiel, votando junto ao Planalto em 96% das vezes em 2023. Na outra ponta, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) foi o maior opositor, votando segundo os interesses do governo somente em 24% das vezes.
Depois de Omar, os parlamentares mais fiéis à orientação governista são os deputados Sidney Leite (PSD) e Átila Lins (PSD), que votaram com o Governo Lula em 93% das vezes no ano passado. Os dois são seguidos pelo senador Eduardo Braga (MDB), com 91% de governismo.
O deputado Saullo Vianna (União) atingiu o patamar de 89% de governismo, seguido por Fausto Júnior (União), com 84%; Adail Filho (Republicanos), com 83%, Silas Câmara (Republicanos), com 78%, e Amom Mandel (Cidadania), com 74%.
O senador Plínio Valério (PSDB), que possui um discurso abertamente contra o governo, votou sob a orientação governista em 55% das vezes, sobretudo em projetos envolvendo a Zona Franca de Manaus.
Metodologia
Segundo o Congresso em Foco, o índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo.
Em 2023, a taxa média de governismo da Câmara Federal foi de 73%, enquanto a do Senado Federal foi de 72%. Na casa baixa, o partido mais governista foi o Partido dos Trabalhadores (PT), do próprio presidente Lula, enquanto o maior opositor foi o Partido Novo.
No Senado, o PT também foi o mais governista, enquanto o maior opositor foi o Republicanos, embora a legenda controle o Ministério dos Portos e Aeroportos com Silvio Costa Filho.