*Da Redação Dia a Dia Notícia
A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal continuam a esquentar os bastidores da política. Liderando o Senado, a bancada do PSD se articula para lançar um candidato que contraponha o senador Davi Alcolumbre (União-AP), apoiado por Pacheco. Um dos nomes ventilados foi o do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da bancada federal amazonense.
Outro nome do PSD cotado para disputar a vaga é o da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Atualmente, o partido possui 15 senadores e faz parte da base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A disputa entre o PSD e o União Brasil se estende à Câmara. O deputado Elmar Nascimento (União-BA) é apoiado por Arthur Lira, de quem é um dos aliados mais próximos. Ocorre que o PSD rivaliza com União Brasil na Bahia e apoia o nome do deputado Antônio Brito (PSD-BA) para a presidência da Câmara.
Correm por fora da disputa o MBD e o PL de Jair Bolsonaro. Pelo MDB, também base do Governo Lula, são cotados os nomes do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O último já presidiu o senado por quatro vezes entre os anos de 2005 e 2007 e 2013 e 2017, chegando a precisar deixar o cargo por suspeitas de corrupção.
Já o PL tem focado na disputa do Senado e pode lançar novamente o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), que está sob risco de cassação. O parlamentar teria o apoio de outras siglas da oposição na casa como o PP, o Republicanos e o Novo.
Curiosidade
Apenas o MDB e o extinto Democratas (DEM) comandaram ambas as casas legislativas ao mesmo tempo ao longo da Nova República Brasileira, sendo que o MDB foi o mais longevo nesse quesito. Entre 1985 e 1993, o então PMDB comandou ambas as casas com os deputados Ulysses Guimarães, Antônio Paes de Andrade e Ibsen Pinheiro e os senadores José Fragelli, Humberto Lucena, Nelson Carneiro e Mauro Benevides.
O DEM comandou a Câmara e o Senado ao mesmo tempo entre 2019 e 2021 com o ex-deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbre.
Até hoje, nenhuma mulher presidiu a Câmara ou Senado Federal. O mesmo vale para o Amazonas: nenhum parlamentar do maior estado do Norte presidiu as casas.