Search
booked.net
Search
Close this search box.

Omar Aziz pode ser indicado pelo PSD para concorrer a presidente do Senado

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal continuam a esquentar os bastidores da política. Liderando o Senado, a bancada do PSD se articula para lançar um candidato que contraponha o senador Davi Alcolumbre (União-AP), apoiado por Pacheco. Um dos nomes ventilados foi o do senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da bancada federal amazonense.

Outro nome do PSD cotado para disputar a vaga é o da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Atualmente, o partido possui 15 senadores e faz parte da base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A disputa entre o PSD e o União Brasil se estende à Câmara. O deputado Elmar Nascimento (União-BA) é apoiado por Arthur Lira, de quem é um dos aliados mais próximos. Ocorre que o PSD rivaliza com União Brasil na Bahia e apoia o nome do deputado Antônio Brito (PSD-BA) para a presidência da Câmara.

Correm por fora da disputa o MBD e o PL de Jair Bolsonaro. Pelo MDB, também base do Governo Lula, são cotados os nomes do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O último já presidiu o senado por quatro vezes entre os anos de 2005 e 2007 e 2013 e 2017, chegando a precisar deixar o cargo por suspeitas de corrupção.

Já o PL tem focado na disputa do Senado e pode lançar novamente o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), que está sob risco de cassação. O parlamentar teria o apoio de outras siglas da oposição na casa como o PP, o Republicanos e o Novo.

Curiosidade

Apenas o MDB e o extinto Democratas (DEM) comandaram ambas as casas legislativas ao mesmo tempo ao longo da Nova República Brasileira, sendo que o MDB foi o mais longevo nesse quesito. Entre 1985 e 1993, o então PMDB comandou ambas as casas com os deputados Ulysses Guimarães, Antônio Paes de Andrade e Ibsen Pinheiro e os senadores José Fragelli, Humberto Lucena, Nelson Carneiro e Mauro Benevides.

O DEM comandou a Câmara e o Senado ao mesmo tempo entre 2019 e 2021 com o ex-deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbre.

Até hoje, nenhuma mulher presidiu a Câmara ou Senado Federal. O mesmo vale para o Amazonas: nenhum parlamentar do maior estado do Norte presidiu as casas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.