*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM), é um dos políticos citados na suposta lista de espionagem da ‘Abin Paralela’, que está sendo investigada pela Polícia Federal (PF). Segundo a instituição policial brasileira, as autoridades tiveram dados e ligações monitorados de forma ilegal.
Omar é um dos parlamentares alvos das irregularidades e a PF investiga se o nome do senador tem relação com uma possível forma de espionagem dos políticos da CPMI da Covid, tendo em vista que Aziz era o presidente responsável por apurar as irregularidades do governo Bolsonaro na pandemia.
Ainda conforme a PF, há indícios de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria recebido informações do serviço de espionagem ilegal feito na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Além de Omar, entre as autoridades espionadas estão ministros do governo de Jair Bolsonaro. A Abin paralela, segundo fontes da investigação, seguiu ilegalmente os passos de Abraham Weintraub, da Educação, Anderson Torres, da Justiça, Flavia Arruda, da Secretaria de Governo e o antecessor dela. O general Carlos Alberto dos Santos Cruz estava no início do governo Bolsonaro e saiu rompido com a família do ex-presidente.
O levantamento continua sendo feito pela PF, tendo em vista que só há acesso aos números dos telefones rastreados, não diretamente aos nomes dos espionados, e o programa espião teve mais de 60 mil acessos.
Veja a lista completa:
- Abraham Weintraub
- Anderson Torres
- Flávia Arruda
- Carlos Alberto dos Santos Cruz
- Kim Kataguiri
- Alexandre Frota
- Rodrigo Maia
- Otto Alencar
- Soraya Thronicke
- Renan Calheiros
- Rogério Carvalho
- Omar Aziz
- Humberto Costa
- Randolfe Rodrigues
- Simone Tebet
- Alessandro Vieira
- Roberto Barroso
- Gilmar Mendes
- Alexandre de Moraes
- Joao Dória
- Camilo Santana
🚨URGENTE: O jornalista @tulio_amancio, da Band, teve acesso à lista de autoridades monitoradas pela Abin paralela. Segundo divulgado no Jornal da Band, as autoridades são:
🥇Abraham Weintraub
🥈Anderson Torres
🥉Flávia Arruda
🥇Carlos Alberto dos Santos Cruz
🥈Kim Kataguiri… pic.twitter.com/N2AcafXVpo— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES (@pesquisas_elige) February 2, 2024