*Da Redação Dia a Dia On-line
O candidato do PC do B, Marcelo Amil, teve o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Faltando menos de um mês para as eleições municipais, oito candidatos e seus respectivos candidatos a vice-prefeito na chapa já tiveram os registros analisados e autorizados pela Justiça, são eles: Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Amil (PC do B), Ricardo Nicolau (PSD), Romero Reis (Novo) e Zé Ricardo (PT). Três pré-candidatos continuam aguardando julgamento.
De acordo com as informações do ‘Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais’ do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro de candidatura de Alfredo Nascimento ainda continua em análise, mas já tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral.
“O candidato apresentou os documentos exigidos por lei, demonstrando preencher todas as condições de elegibilidade e de registrabilidade, além de não se vislumbrar, nesse momento, qualquer inelegibilidade que impeça a sua candidatura.” diz o parecer. A candidata à vice-prefeita Conceição Sampaio (PSDB) já teve o registro deferido.
O registro de candidatura do pré-candidato Chico Preto (DC) foi questionado pelo Ministério Público Eleitoral que indicou pelo indeferimento. Partido e candidato apresentaram defesa, e na última movimentação o MP Eleitoral apresentou informações de que “candidato ainda aparece com pendência de multa”. O processo continua aguardando julgamento. O candidato a vice-prefeito na legenda, Ten. Cel algusto César Pirbull (DC), já teve o registro de candidatura deferido.
Quem também aguarda o parecer da Justiça é o pré-candidato David Almeida (Avante), o processo de registro de candidatura de David Almeida, segundo o site do TSE, consta como ‘conclusos para decisão’. O candidato a vice na chapa, Marcos Rotta (Avante), teve o registro de candidatura deferido.
Registros deferidos em Manaus
Até esta segunda-feira, dia 19, um total de 1.079 registros foram deferidos em Manaus e o candidatos estão aptos a concorrerem às eleições. Na capital, 1.430 pessoas solicitaram o registro de candidatura, desses 315 continuam aguardando a decisão da Justiça.
Registros indeferidos
Dos registros de candidaturas analisados em Manaus, 25 foram indeferidos, dois deles com base na Lei Ficha Limpa, são eles: Vital Melo (PSC), segundo o parecer do Ministério Público Eleitoral, teve as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativas à Prestação de Contas Anual da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Semtrad), exercício de 2012; e André Braga (PSDB) que teve indicação de impugnação do MP Eleitoral por conta da suspensão de direitos políticos à existência de condenação criminal transitada em julgado.
Outros três registros de candidaturas indeferidos pela Justiça ainda cabem recurso. Em Manaus, oito pré-candidatos desistiram de concorrer às eleições.