Search
booked.net
Search
Close this search box.

Oficina de percussão de Marujada de Guerra termina com sucesso em Manaus 

Foto: Fotos: Roger Matos

A primeira Oficina de Percussão da Marujada de Guerra teve seu encerramento na última sexta-feira (30/04). Durante cinco dias, dezenas de participantes se encontraram no Atlético Rio Negro Clube, Centro de Manaus, para iniciação na arte da fabricação, manutenção e afinação dos instrumentos de percussão da toada de boi-bumbá. A realização do projeto Oficina de Percussão da Marujada de Guerra foi contemplado por edital Prêmio Feliciano Lana, que integra as ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Foto: Fotos: Roger Matos

O conteúdo teórico e prático proposto tornou a capacitação dinâmica, participativa e realizada cumprindo atentamente o protocolo sanitário de prevenção à covid-19, com uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool 70% em gel e distanciamento social, além de ser ambientado em local aberto.

Ministrante da oficina, Ney Dartanhã Gadelha avaliou como positivo o projeto. “O conteúdo foi bem assimilado pelos participantes e vários desses mostraram que têm boas perspectivas de se aprimorar no ritmo”, disse o mestre de percussão.

Coordenador do projeto, Rogério Jesus destacou a receptividade dos participantes à Oficina de Percussão. “Estamos felizes por socializar os conhecimentos tradicionais da Marujada de Guerra ao público que tão bem nos acolheu nessa capacitação”. Ainda segundo o coordenador, a Marujada de Guerra não medirá esforços para a realização de mais eventos. “A oficina foi um sucesso e vamos seguir trabalhando para oferecer mais oportunidades”, concluiu.

Foto: Fotos: Roger Matos

Convite e exibição de ritmo

Como forma de incentivo ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos, o mestre da Marujada de Guerra, Vitorhugo Morais, convidou os participantes da oficina a integrar os ensaios realizados na capital amazonense.

“Quem deseja participar da Marujada, terá a oportunidade de ensaiar conosco e se aprimorar, assim que a pandemia passar”, disse o responsável pela regência do melhor ritmo nos ensaios em Manaus e no Festival de Parintins há mais de dez anos.

A seguir, os participantes da Oficina de Percussão assistiram uma exibição dos marujeiros de base, onde puderam fixar conhecimentos sobre os instrumentos da Marujada de Guerra, ritmo e musicalidade, com a oportunidade de tocar sob a orientação dos experientes ritmistas. Ao final da atividade, um coquetel foi oferecido aos presentes.

Foto: Fotos: Roger Matos

Marujada de Guerra

Item oficial nº 3 do Boi-Bumbá Caprichoso, a Marujada de Guerra é o grupo de percussão que fornece um referencial rítmico indispensável às suas toadas. Representa sustentação rítmica, tradição, base para o espetáculo de arena no Bumbódromo, nas três noites de Festival Folclórico de Parintins.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.