*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia do Ceará abriu um inquérito para investigar o oficial de Justiça João Ivan Sobrinho Dutra, que publicou um vídeo debochando de uma cerimônia de religião de matriz africana que ocorria em uma praia.
O oficial publicou em suas redes sociais um vídeo dizendo que a cerimônia se tratava de um “terreiro de macumba enviado pelo SUS”. Dutra usou também expressões racistas em seu vídeo, como “negrada”.
Em nota, a polícia afirma que vai investigar “um caso de intolerância religiosa, com preconceito e discriminação”. O caso está cargo da Delegacia Municipal de Cruz, no Ceará.
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) já tinha anunciado que ia apurar o “possível descumprimento dos deveres do Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Ceará”. A abertura do processo foi determinada pela presidência da Corte e publicada no Diário Justiça.
Em um comentário no Instagram, o oficial de Justiça teria dito que não quis cometer intolerância religiosa e que a gravação era uma brincadeira, segundo o jornal O Povo.