Search
booked.net
Search
Close this search box.

OAB-AM sedia etapa inédita do concurso público da PGE-AM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), localizada na Avenida Humberto Calderaro, bairro Adrianópolis, sedia, nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, 8h, iniciou a terceira etapa inédita, com a realização de prova oral para candidatos do concurso público da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM).

Realizada pela da Fundação Carlos Chagas, a prova segue com apresentações dos candidatos até o dia 6 de dezembro, sendo concorridas cinco vagas para de procuradores do Estado, sendo quatro para livre concorrência e uma para Pessoa com Deficiência (PcD).

Serão avaliados durante a etapa oral requisitos como conhecimento técnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo à banca examinadora avaliar-lhe o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.

De acordo com o presidente da Seccional, Jean Cleuter Mendonça, é a primeira vez que a autarquia recebe uma prova oral de uma instituição de grande relevância para o estado.

“Com a realização do concurso na OAB-AM, estamos estreitando a parceria com a PGE-AM. Há uma previsão constitucional, no art.132 da Constituição Federal, da participação da OAB em concurso público de procuradores do estado. Por isso, estaremos de portas abertas para mais projetos em parceria e desejamos boa sorte aos participantes e futuros procuradores do Estado”, disse Jean.

Segundo o subprocurador-geral do Estado, Mateus Severiano, cada examinador atribui ao candidato nota de 0 (zero) a 100,00 (cem). A quarta fase do concurso, que possuirá apenas caráter classificatório, será composta pela avaliação de títulos.

“Nós acrescentamos mais uma fase nesse concurso, para deixá-lo ainda mais seletivo e complexo, para valorizar ainda mais a carreira. Temos uma expectativa muito alta, pois precisamos de pessoas cada vez mais qualificadas para atender as demandas da instituição, e agradecemos a OAB-AM pelo apoio na realização da prova”, disse Severiano.

O secretário-geral adjunto OAB-AM, Plínio Nogueira, é membro da comissão do concurso e explica que a participação da OAB no concurso tem por objetivo resguardar o interesse público na indispensável qualificação técnica e independência funcional dos futuros procuradores.

“Um procurador do estado tem por função exercer a representação judicial do estado e também da forma extrajudicial. Então, a OAB também pode, dentro da sua atuação, fiscalizar e zelar também pela aplicação do princípio da publicidade, transparência e impessoalidade, sempre acompanhando todos os casos”, disse Plínio.

A primeira etapa do concurso, com a realização da prova escrita objetiva, aconteceu no dia 22 de maio. A segunda etapa, com realização de duas provas escritas dissertativas, ocorreu nos dias 16 e 17 de julho.

Leia mais: PGE-AM inicia terceira etapa do concurso público para vaga de procurador do Estado

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.