A busca por “cores e imagem” aumentou muito em 2020. Cada dia mais as pessoas tomam consciência da importância e o valor de ter uma imagem adequada e coerente com a verdadeira imagem que gostaria de comunicar. Nossa imagem visual é um tipo de comunicação não verbal. Portanto, podemos diminuir o ruído de comunicação usando elementos do design. Quando falo sobre “ruído”, estou me referindo ao conceito que cada pessoa tem sobre si. O conceito do outro, o que ele enxerga a nosso respeito. E o que de fato somos.
Você conhece alguém que é muito bonita, mas não é notada?
Você conhece alguém que já se sentiu desvalorizada profissionalmente?
Você já se pegou parada em frente ao guarda-roupa e, mesmo com ele cheio de peças, afirmou não ter nada para vestir?
Isso não é raro de acontecer quando não temos segurança sobre a imagem que queremos transmitir. Sobre como queremos ser notadas.
A cor é o elemento principal nessa construção de identidade visual. Pois é o de maior impacto. Seja num ambiente – exposição de arte ou numa roupa – é o que primeiro salta aos olhos e chama atenção. Nesse sentido a cor é como um apoio, um elemento para reforçar tudo o que a gente é e quer ser.
Existem duas ciências sobre a cor:
A “psicologia da cor” que trata sobre a emoção. Não vemos uma cor, reagimos a ela. Ou seja, cor é sentido. Trata-se de como nos sentimos ao estar em contato com uma cor. E a “coloração pessoal” que é a análise de como a pele reage às características da cor. Isso quer dizer que existe uma harmonia de cores para cada tipo de pele.
Nas duas ciências existem efeitos positivos e negativos. Um exemplo disso é que na coloração pessoal os efeitos positivos são uma pele mais iluminada, com aspecto mais saudável, descansada, suave. E os efeitos negativos são uma aparência cansada, abatida, com acentuada marcas de expressão. E, se tratando de ambiente, da mesma forma. Cores suaves e claras transmitem uma sensação de bem estar. Já as cores vibrantes e escuras podem causar uma inquietação, estresse e desejo de ir embora do local.
Vou compartilhar com vocês um pouco da psicologia das principais cores:
Verde – frescor, fertilidade, natureza, saúde e tranquilidade.
Amarelo – otimismo, recreação, jovialidade, iluminação e advertência.
Laranja – alegria, sociabilidade, energia, calor e juventude.
Azul – harmonia, paz, distante, integridade e sabedoria.
Vermelho – paixão, fogo, perigo, luxo e urgência.
Preto – poder, mistério, sofisticação, segredo e formalidade.
Branco – pureza, inocência, bem, leveza e limpeza.
Marrom – preguiça, aconchego, terra, estabilidade e trabalho.
*Por Jéssica Zany
Formada em Design de Moda com especialização em Consultoria de Imagem Pessoal pelo Centro Europeu, em Curitiba. Já atuou em grandes marcas como RCHLO e BO.BÔ. Atualmente, ministra workshops e oferece consultoria, on-line e presencial, personalizada para pessoas que buscam transformar sua imagem pessoal na sua melhor forma de expressão.
“Moda é uma forma de expressão e identidade. E a imagem pessoal é um canal de comunicação não verbal, que abre portas. As pessoas se vestem para serem ouvidas e não vistas”.
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