*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O filme brasileiro O Agente Secreto foi indicado ao Spirit Awards, premiação que celebra as produções independentes. O longa de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura conseguiu a indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. A lista com os indicados foi revelada nesta quarta-feira (3).
O Agente Secreto vai concorrer ao lado de quatro longas na categoria: Sirât (Espanha), Um Poeta (Colômbia), O Que Resta de Você (Jordânia) e Como Tornar-se uma Galinha d’Angola (Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Zâmbia).
Além deste longa, o Brasil também será representado pelo paulista Adolpho Veloso, indicado na categoria Melhor Fotografia por Sonhos de Trem. A cerimônia e revelação dos vencedores será no dia 15 de fevereiro de 2026.
O Agente Secreto na temporada de premiações
A produção foi aclamada por críticos de cinema, que assistiram à obra em primeira mão no Festival de Cannes e recebeu 13 minutos de aplausos durante o evento.
Wagner Moura foi laureado com o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação no filme e se tornou o primeiro brasileiro premiado na categoria na história do evento. Quem recebeu o prêmio foi o diretor Kleber Mendonça Filho, que também ganhou o Cannes de melhor diretor pelo longa.
Nesta terça-feira (2/12), o longa conquistou dois prêmios no New York Film Critics Circle Awards 2025. Wagner Moura foi eleito Melhor Ator no, tornando-se o primeiro latino a receber a honraria, e o filme venceu a categoria de Melhor Filme Internacional.
Já nesta quarta-feira (3/12), o filme protagonizado por Wagner Moura, entrou na lista dos 10 melhores filmes do ano do jornal americano The New York Times. O longa-metragem, principal aposta do Brasil para o Oscar, aparece em oitavo lugar no ranking.
*Com informações do Metrópoles
