Search
booked.net
Search
Close this search box.

Número de alertas de desmatamento na Amazônia é o segundo pior em cinco anos, apontam dados do Inpe

O Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira (8) que o desmatamento na Amazônia Legal desde 2015, com um total de 8.426 quilômetros (km²). O mês de dezembro teve um aumento de 14% em relação a 2019. O índice de 2020 ficou abaixo somente o recorde histórico de 2019, com 9.178 km² alertas. O número foi de 4.951 km² em 2018. Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

A Amazônia Legal registrou o maior índice de áreas sob alerta de desmatamento no ano: 1.658,97 km². Agosto e setembro registraram os segundos piores índices nos cinco anos: 1.358,78 km² e 964,45 km², respectivamente, conta o Brasil 247.

Os dois anos do governo Jair Bolsonaro são o pior cenário de alertas detectado pelo sistema na região amazônica.

De acordo com o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, os dados refletem as políticas de destruição ambiental do atual governo.

“Bolsonaro tem dois anos de mandato e os dois piores anos de Deter ocorreram na gestão dele. As queimadas, tanto na Amazônia quanto no Pantanal, também cresceram por dois anos consecutivos. Não é coincidência, mas sim o resultado das políticas de destruição ambiental implementadas pelo atual governo”, disse.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.