Search
booked.net
Search
Close this search box.

Novas regras sobre trabalho de gestantes na pandemia são aprovadas na Câmara; veja como bancada do AM votou

Foto: Reprodução/Frebasgo

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O projeto, que determina o retorno ao trabalho presencial de gestantes durante a pandemia mediante a imunização, foi aprovado na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (16). A partir disto, o projeto segue para sanção presidencial. O estado do Amazonas já registrou cerca de 2.743 casos de Covid-19 em gestantes, onde 48 vieram a óbito.

A emenda do Senado ao Projeto de Lei 2058/21 que muda a Lei 14.151/21, de autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), foi rejeitado pelo Plenário. A lei garantiu o afastamento de gestantes do trabalho presencial com remuneração integral durante a pandemia. Dos oito deputados federais que representam o Amazonas, apenas quatro registraram voto. Átila Lins (PP) e José Ricardo (PT) votaram a favor da emenda, já Sidney Leite (PSD) e Bosco Saraiva (Solidariedade) votaram contra a emenda. Vale ressaltar que quem votou ‘não’, permitiu a volta ao trabalho de gestantes durante a pandemia e também por optar a não se vacinar.

De acordo com substitutivo aprovado, o afastamento será garantido apenas se a gestante não tenha sido ainda totalmente imunizada. Atualmente, não há mais esse critério. Exceto se o empregador optar por manter a trabalhadora em teletrabalho com remuneração integral.

A gestante deverá retornar à atividade presencial nas hipóteses de encerramento do estado de emergência; após sua vacinação, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização; se ela se recusar a se vacinar contra a Covid-19, com termo de responsabilidade; ou se houver aborto espontâneo com recebimento de salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.