*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura e segurança da população, o Governo do Amazonas está construindo pontes em 16 bairros de diferentes zonas de Manaus. São 50 estruturas de travessia em comunidades substituindo pontes de madeira, que apresentam riscos de desabamento. Bairros da zona norte (20) e leste (15) vão receber a maior parte das novas construções.
As obras estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e geram mais de 1,8 mil empregos diretos e indiretos. Os trabalhos iniciaram, nesta semana, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Ao todo, serão cinco pontes em bairros da zona centro-oeste, quatro na zona centro-sul, seis na zona oeste, 15 na zona leste e 20 na zona norte.
O projeto iniciou pela ponte situada na rua Sessenta e Cinco, bairro Cidade Nova, na zona norte, com os serviços de fundação de sondagem do solo e cravejamento de estacas. A segunda ponte, na rua Cento e Setenta, no mesmo bairro, está recebendo limpeza e mobilização para início das perfurações das estacas.
De acordo com a dona de casa Maria do Carmo, de 57 anos, as novas pontes dão dignidade para os moradores. “Essa rua era uma tristeza, principalmente quando chovia. A água do igarapé alagava. Com essa nova ponte, vai melhorar muito para os moradores. Há um mês, deu uma chuva tão forte que várias pessoas perderam seus eletrodomésticos”, disse.
As pontes estão sendo construídas em concreto armado, com 12 metros de comprimento e 10 metros de largura, em média; pista de rolagem, com oito metros de largura, para passagem de veículos e mais um metro de passagem lateral (passarela), destinada aos pedestres.
As obras vão desafogar o fluxo de veículos nas principais vias, trazendo mudanças positivas na mobilidade urbana. Além disso, vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, que, atualmente, são obrigados a atravessar pontes precárias de madeira ou mesmo dar longas voltas para chegar aos seus destinos.
Ao todo, serão atendidos 16 bairros da capital, permitindo a conexão entre 49 ruas que antes eram inacessíveis. Estão previstas obras no Alvorada, Planalto, Redenção, Parque das Laranjeiras, Parque das Nações, Parque Dez de Novembro, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Monte Sião, São José, Zumbi, Fazendinha, Alfredo Nascimento, Conjunto Manoa, Conjunto Florestal, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Novo Aleixo, Santa Etelvina, Nova Esperança e Tarumã.