O governo de Mato Grosso confirmou, nesta segunda-feira (12), que foi identificada uma nova variante do coronavírus, em Cuiabá, após os jogos da Copa América. A (VOI) B.1.621, cepa colombiana, foi detectada em dois integrantes das delegações da Colômbia e Equador, que participaram dos jogos na capital.
De acordo com o governo, os dois infectados estavam assintomáticos e foram monitorados pela equipe médica dos times. Eles permaneceram em isolamento em quartos individuais do hotel, onde se hospedaram durante os jogos.
“Os casos seguiram as recomendações de isolamento e foram monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá. Todas as informações do monitoramento foram repassadas diariamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal”, disse o governo do estado, em nota.
Após a quarentena, os integrantes das seleções foram atestados e liberados para retorno ao país de origem.
A Prefeitura de Cuiabá informou que, se necessário, a Vigilância Epidemiológica do município realizará uma investigação com realização de exames em todos os trabalhadores do hotel que tiveram contato com os quartos utilizados para quarentena.
Variante de ‘interesse’
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que essa nova versão do vírus é considerada “de interesse”, categoria em que se encontram outras seis mutações da Sars-CoV-2 e que, ao confirmar sua transmissão comunitária, deve ser devidamente investigada por cientistas para medir seu impacto, principalmente na América do Sul.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as variantes em dois tipos: as de “interesse”, mencionada acima, e as de “preocupação”.
As de “preocupação” geralmente são mais transmissíveis e violentas e, por isso, são menos suscetíveis a medidas sociais, vacinas e outros tratamentos disponíveis.