Manaus, quarta-feira 10 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

‘Nova baleia azul’: médica alerta para impactos do uso excessivo de telas em crianças

Foto: Internet

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Um vídeo publicado pela neurologista infantil Tamires Mariano tem repercutido nas redes sociais ao chamar atenção para um novo fenômeno que ela classifica como a “nova versão da baleia azul”, em referência ao perigoso jogo virtual que estimulava automutilação e suicídio entre adolescentes anos atrás.

Na gravação, a médica relata o caso de uma paciente de 10 anos que tentou tirar a própria vida utilizando um caco de vidro. O diagnóstico, segundo Tamires, foi de “burnout digital”, termo usado para descrever o esgotamento mental e emocional causado pela exposição prolongada a telas e estímulos digitais.

“Crises de ansiedade, insônia, agressividade e autoagressão. Tudo causado pelo uso excessivo de telas, e ela não é a única”, afirmou a especialista.

Atenção de pais e responsáveis

De acordo com a médica, o caso não é isolado. Um estudo com quase 2 mil crianças em Minas Gerais apontou aumento expressivo nos sintomas de ansiedade e distúrbios do sono relacionados ao tempo de exposição a celulares, computadores e televisores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já emitiu alertas sobre o tema: uma em cada sete crianças no mundo enfrenta algum transtorno mental ligado ao uso excessivo de tecnologia.

Tamires reforça que comportamentos aparentemente tranquilos, como a criança ficar “quieta com o celular na mão”, podem mascarar sinais de sofrimento emocional.

“Criança quieta com o celular na mão não é sinal de paz. É um pedido silencioso de ajuda. A infância não pode ser pausada e a saúde mental das crianças não pode esperar”, disse.

‘Desconectar para reconectar’

A neurologista defende que pais e responsáveis adotem limites e supervisão no uso das telas, substituindo parte do tempo de exposição digital por atividades em grupo, leitura e brincadeiras presenciais.

Segundo ela, o acompanhamento psicológico e a atenção constante ao comportamento infantil são fundamentais para prevenir o agravamento de quadros de ansiedade e depressão.

“Desconecte. Converta. Esteja presente”, conclui a médica em sua mensagem.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.