Search
booked.net
Search
Close this search box.

Nos últimos quatro anos, Amazonas registrou mais de 300 casos suspeitos de sarampo

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Entre os anos de 2019 a 2022, o Amazonas registrou 379 casos suspeitos de sarampo, representando uma redução de 96,9% em relação ao ano de 2018, quando houve a notificação de 12.454 casos. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP).

Nos últimos quatro anos, a maioria da notificação dos casos suspeitos foi em crianças menores de 10 anos de idade, com 76,7% dos casos. Crianças menores de um ano de idade representaram 39,3% das notificações. Desses, 51% não estavam vacinadas contra a doença. Entre os sintomas apresentados pelos suspeitos de sarampo, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca o papel da vigilância epidemiológica da doença. “O monitoramento realizado pela FVS-RCP busca alertar para a importância de manter o esquema vacinal contra sarampo atualizado, principalmente em crianças. Essa é a principal medida preventiva contra essa doença”, ressaltou a diretora.

Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a vacina deve ser aplicada nos bebês ao completarem 1 ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude.

A gerente de Imunização do Amazonas na FVS-RCP, Ângela Desirée, também ressalta a importância da vacinação. “A vigilância do cenário do sarampo segue em alerta. A melhor forma de se manter o combate é com a vacinação. Por isso, é importante que os pais e responsáveis levem as crianças para atualizar o esquema vacinal. Jovens e adultos, que não se vacinaram na infância, também devem buscar a vacinação”, disse.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa. O quadro sintomático da doença pode ser grave, com complicações infecciosas, e evoluir para óbito, particularmente em crianças desnutridas e em menores de um ano de idade. É considerada uma das principais causas de morte evitáveis entre crianças.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.