*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nos últimos sete dias, o Amazonas notificou cerca de 167 casos de dengue. Entre o período de de setembro de 2022 até a última quinta-feira (12), foram notificados um total de 4.787 casos da doença no estado. Nesse mesmo período, também foram registrados três óbitos por dengue. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Benjamin Constant (3.835,3), Jutaí (1.797,7), Ipixuna (1.575,1), Atalaia do Norte (1.384,9), Humaitá (1.216,9), Santo Antônio do Içá (564,9), Guajará (546,7), São Paulo de Olivença (440,8), Tonantins (330,9), e Japurá (170,9).
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).
A melhor forme de evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A orientação é a adoção da lista de verificações semanal, de 10 minutos de duração, em que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.
Informe semanal
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atualiza semanalmente o cenário de dengue no estado. A nova atualização do boletim está disponível no site da FVS-RCP.