*Da Redação Dia a Dia Notícia
No período de 2014 a 2023, foram notificados 1.837 mortes por câncer de mama no Amazonas, sendo 1.415 dos casos registrados na faixa etária de mortalidade prematura, de 30 a 69 anos, abrangendo ambos os sexos. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) nesta terça-feira (29).
De acordo com os dados, o ano de 2023 apresentou o maior número de mortes prematuras e maior risco, com uma taxa de 10,6 óbitos prematuros por 100 mil habitantes na faixa etária de 30 a 69 anos.
“Essa faixa etária de mulheres é classificada como mortalidade prematura, o que reforça a necessidade de intervenções preventivas específicas para a população. A divulgação do boletim epidemiológico inclui esse objetivo: de estimular a implementação de estratégias integradas de prevenção ao câncer de mama”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
O boletim foi consolidado pela Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT), por meio da coordenação de vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), em parceria com a Assessoria de Análise da Situação de Saúde da FVS-RCP. O coordenador da DCNT, Fabrício Melo, acrescenta a importância da campanha de educação em saúde adaptadas à realidade local.
Doença
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença, com mais de 2,2 milhões de casos em todo o mundo todos os anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estima-se que cerca de uma em cada 12 mulheres vá desenvolver câncer de mama ao longo da vida.
O Ministério da Saúde aponta que cerca de 17% dos casos poderiam ser prevenidos por meio de práticas de vida mais saudáveis.
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Outubro de rosa
A campanha do Ministério da Saúde em 2024, com o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”, busca conscientizar a população sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, em alusão ao movimento Outubro Rosa. A iniciativa, representada por um gesto de auto abraço, destaca o protagonismo feminino e a importância do autocuidado.