*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após divulgação dos dados do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou a plataforma ‘Nomes no Brasil’, que permite acesso a um vasto banco de dados sobre os nomes próprios registrados no país, separados por gênero, cidades e estados. É possível saber quantas pessoas compartilham o mesmo nome.
Por meio do site, é possível saber com que frequência o nome foi registrado em cartórios, a posição numérica de popularidade e a comparação com outros nomes similares.
A base de registros compreende o período de 1930 a 2010. Além disso, o sistema não considera a presença de acentos. Portanto, ao efetuar a pesquisa, é importante inserir o nome sem a acentuação.
Além disso, a ferramenta exibe apenas aqueles que alcançaram pelo menos 20 registros no país. Se o seu nome não estiver presente na lista, indica que ele não atingiu essa quantidade mínima nos cartórios até o ano de 2010.
De acordo com o último censo realizado no país, em 2010, há registros de mais de 130 mil nomes diferentes. “Maria”, com 11.734.129 batismos, é o nome mais comum no Brasil. “José” vem logo em seguida, com 5.754.529 registros. “Ana” tem 3.089.858 e fecha o pódio.