*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-vereador Sassá da Construção Civil (PT), que após não conseguir se reeleger em 2024, foi nomeado como secretário extraordinário do prefeito David Almeida (Avante) com salário de R$ 17 mil, forjou um diploma de Ensino Fundamental. De acordo com informações do Radar Amazônico, o portal teve acesso aos documentos apresentados pelo político à Justiça Eleitoral e descobriu que o certificado entregue por Sassá é falso.
Segundo matéria divulgada pelo Radar, o certificado apresentado por Cícero Custódio da Silva e emitido em 2017, diz que ele se formou em 2000 pela Escola Estadual Vasco Vasques, uma unidade de ensino da rede pública de ensino localizada na rua Nova Esperança, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
Em análise feita no diploma, foi possível perceber algumas informações desencontradas. O certificado que Sassá apresentou possui assinaturas dos gestores Aries Ribeiro do Carvalho e Eliana M’ Brandão de Almeida, que seriam de outra unidade educacional, a Escola Estadual Cleomenes do Carmo Chaves.
No diploma de ensino fundamental do candidato também está que o mesmo nasceu no município de Iborepi no Ceará, sendo que esta localidade nem mesmo é um município. Mas trata-se de um distrito, no município de Lavras de Mangabeira, no Ceará.
Ainda conforme o site, que buscou funcionários da Escola Vasco Vasques, aponta que o servidores da unidade não tiveram dúvidas de que o documento foi forjado.
Além disso, em consulta aos dados do diploma falso no site oficial da Secretaria de Educação e Deporto do Amazonas (Seduc-AM) não há registro desse certificado.
A reportagem do Dia a Dia Notícia entrou em contato com Sassá da Construção e aguarda por um retorno. O espaço está aberto para quaisquer esclarecimentos.