*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O jornalista Augusto Banega Montenegro, mais conhecido como Banega, faleceu, no início da noite desta terça-feira (20/9), aos 72 anos de idade. Nome antigo da comunicação amazonense, Banega estava internado desde 2019 na Fundação Dr. Thomas (FDT) após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Natural do município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus, cidade que um dia sonhou governar, Banega exerceu o jornalismo desde os anos 1970. Ele atuou por mais de 40 anos no jornalismo amazonense, mas não chegou a concluir o curso. Ocupou o cargo de secretário de Comunicação da cidade de Manaus durante a gestão do então prefeito José Fernandes (PDS) e dirigiu redações de jornais importantes como o Diário do Amazonas, O Povo e Em Tempo.
Em 2013, junto de outros colegas, foi demitido do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após 29 anos de trabalho, chegando a pedir emprego nas redes sociais, ainda pouco desenvolvidas, dizendo que não teria dinheiro para se alimentar.
Fora da mídia, Banega foi pouco visto desde então até que sofreu dois AVCs em 2018. O jornalista foi internado na FDT e permaneceu lá desde então.
Velório
Segundo a jornalista Ana Barbosa, amiga de Banega, o velório deverá ocorrer na própria Fundação Dr. Thomas a partir das 7h desta quinta-feira. Em postagem nas redes sociais, Ana deixou claro sua admiração por Banega, a quem apontou como responsável por sua entrada no jornalismo profissional.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por 🇧🇷 Ana Carolina Barbosa 🅾️- (@aninhabarbosa.jornalista)
Em nota, a Prefeitura de Manaus lamentou o falecimento do jornalista. O prefeito David Almeida (Avante) se solidarizou com a família de Banega, posicionamento seguido pela diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho.
Confira a nota na íntegra:
O prefeito de Manaus, David Almeida, externa profundo pesar pela morte do jornalista Augusto Banega Montenegro, 72 anos, ocorrida na tarde desta terça-feira, 20/9, na Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, onde residia. Banega foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus na gestão do prefeito José Fernandes.
“Neste momento de pesar, me solidarizo com a família do jornalista Augusto Banega, que já foi secretário de comunicação da prefeitura, e peço a Deus que seja o abrigo para todos os seus familiares e amigos. Viveremos na esperança do reencontro, por ocasião da volta de Jesus Cristo”, disse o prefeito.
Banega foi institucionalizado na Fundação Doutor Thomas, no dia 30 de abril de 2019, após visita técnica do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), sendo acomodado no pavilhão de média dependência.
“Neste momento de dor, presto minhas condolências à família e aos amigos do jornalista Banega, como ficou conhecido na cidade de Manaus. Que Deus possa confortar a todos neste momento tão doloroso”, lamentou a diretora-presidente da fundação, Martha Moutinho.
Banega chegou na instituição muito debilitado, após dois AVCs, e estava sendo acompanhado pela equipe de médicos da instituição. Em 2020 foi direcionado para a enfermaria de cuidados paliativos.
O Núcleo de Saúde da fundação informa que a causa da morte foi por complicações pulmonares.