*Da Redação Dia a Dia Notícia
Segundo dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), houve uma redução de 22% nas ocorrências de violência contra a mulher entre os meses de janeiro a março na cidade de Manaus. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 480 ocorrências de violência doméstica na capital, contra 616 no mesmo período do ano de 2021.
Ao todo, no ano de 2021 foram registrados 23.545 casos de violência doméstica na cidade de Manaus. Entre os meses de janeiro a dezembro de 2021, cerca de 1.029 a 2.496 ocorrências foram registradas mensalmente na capital.
Entre os crimes com maior número de ocorrências registradas no ano de 2021 estão ameaça (6.540), injuria (3.712), vias de fato (2.182), lesão corporal (1.572), violência psicológica (702), entre outros.
Os investimentos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do programa Amazonas Mais Seguro, lançado em julho de 2021, reforçaram o policiamento especializado no combate aos crimes contra a mulher e resultaram na diminuição das ocorrências de violência doméstica.
De acordo com o coordenador do Ciesp, major Rouget Brito, o resultado da diminuição é a integração dos departamentos de segurança e o policiamento ostensivo em todas as zonas da capital.
“O programa Amazonas Mais Seguro é um programa mais amplo, e trouxe o plano estadual de segurança pública. Esse indicador de violência doméstica e lesão corporal é um dos indicadores estratégicos do plano que são monitorados mensalmente. Todos os dias são coletadas informações para verificar estatísticas e atuação. É mais um indicador, e graças ao esforço e ao trabalho em conjunto integrado da segurança pública, teve essa redução.” disse o coordenador.
O programa Amazonas Mais Seguro elencou seis eixos prioritários no combate à criminalidade, sendo eles: operações, inteligência da segurança pública, capacitações, aquisições, infraestrutura e programas sociais. O conjunto de ações está sendo trabalhado de forma integrada para redução dos índices de crimes no Amazonas.