*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em visita ao Museu da Amazônia (Musa), neste domingo (17), em Manaus, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou proclamação que estabelece o Dia Internacional da Conservação em 17 de novembro. Biden também anunciou ampliação do financiamento climático internacional, com meta de 11 milhões de dólares anuais.
De acordo com informações do portal A Crítica, a assinatura aconteceu na presença do diretor-geral do Musa, Filippo Stampanoni, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Henrique dos Santos Pereira, da pesquisadora do Inpa, Dra. Camila Ribas, Peter Fernandez, CEO da Mombak, empresa de reflorestamento e remoção de carbono.
Além deles, estiveram presentes três mulheres que exercem papel de liderança no movimento indígena: Altaci Kokama (Amazonas), Kelliane Wapichana (Roraima) e Simone Xerente (Tocantins).
A proclamação reconhece que a “conservação é fundamental para proteger os meios de subsistência das pessoas que dependem das maravilhas naturais do nosso mundo, conservando nossos ecossistemas e vida sevalgem, garantindo que nossas terras e águas possam ser desfrutadas pelas próximas gerações e ajudando a evitar os piores impactos das mudanças climáticas”.