*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima, se filiou, neste sábado (26), ao União Brasil. Em seu discurso, ele disse que “a união é pelo Amazonas”, e lembrou uma série de ataques e críticas que o seu governo passou a receber, inclusive em momentos críticos enfrentados no Estado, como a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, o governador falou em “página virada” e que a “velha política” não pode voltar ao comando do governo do Estado.
“Se uniram para me atacar e inviabilizar o nosso governo, mas nenhum deles enfrentou a maior pandemia e cheia de todos os tempos. Nunca imaginei que a velha política ia me atacar nos momentos mais difíceis”, disse, sem citar nomes.
Os últimos políticos que passaram foram os ex-governadores Amazonino Mendes e Eduardo Braga, que também estão cotados para disputar as eleições majoritárias neste ano.
Wilson, que é pré-candidato natural à reeleição, afirmou que, no momento que era conveniente “para eles”, só se uniram para atacar, fazer o mal e para perseguir.
“Em 2019, quando eu tomei posse do governo, eles se uniram para me atacar, se uniram para inviabilizar o nosso governo. No momento mais difícil do Amazonas, quando a gente imaginava que eles pudessem se unir para melhorar e ajudar a vida das pessoas no Estado, eles continuaram com as mesmas práticas”, desabafou.
Força política
Ainda no discurso, Wilson Lima destacou a força do mais novo partido, uma fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), e o momento histórico e importante para o Amazonas.
“As pessoas que estão aqui acreditam em um Amazonas melhor e eles acreditam no partido e na união do Amazonas”, destacou.
A partir da troca partidária, parlamentares aliados a Wilson Lima também devem migrar para o partido.
Ele também reforçou o apoio dado pelo prefeito David Almeida, destacando o compromisso com a população. “Hoje é um divisor de águas. É um marco onde a gente vai recomeçar uma caminhada, uma caminhada vitoriosa”, reiterou.
No evento, representando os prefeitos do interior que estavam presentes no local, o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, afirmou a felicidade de estar participando da maior festa da democracia. “O governador está fazendo do maior partido do Brasil. Obrigada Pauderney por acreditar nesse projeto. Mais de 40 prefeitos ao lado em um reeleição, ele vira uma página da história. Ninguém sonhava com esse momento. O futuro do Amazonas depende da gente. Nós não podemos andar para trás”, declarou.
O presidente da Assembleia, Roberto Cidade, também anunciou que irá ingressar também ao partido União Brasil. “Vou ingressar no União Brasil, pois acredito que juntos podemos trabalhar mais e mais pelo Amazonas”, confirmou. Já o presidente do partido no Amazonas, Pauderney Avelino, agradeceu ao convite. “Obrigada por dizerem sim ao convite do União Brasil na presença do governador e minha. Estamos iniciando um processo de construção do maior partido do Brasil e do Amazonas. Vamos estar juntos pelo Estado”, contou.
O grande evento de filiação do União Brasil, nesta manhã, em Manaus, reuniu prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas do Amazonas, além de contar com a presença do vice-presidente do União Brasil, Antônio de Rueda.
O evento ocorreu na quadra da escola de samba Aparecida, na avenida Ramos Ferreira. O ato de filiação foi comandado pelo presidente do partido no Estado, Pauderney Avelino.