Search
booked.net
Search
Close this search box.

No futebol feminino, Brasil e Holanda disputam neste sábado (24) liderança de grupo nas Olimpíadas

Após golear a China na estreia olímpica, o futebol feminino do Brasil tem encontro marcado com a Holanda, neste sábado (24), em Miyagi, às 8h, valendo a liderança do Grupo F do torneio. É o duelo tecnicamente mais complicado da fase de grupos, o jogo a se lamentar no dia do sorteio, mas, também, um confronto que guarda dentro de si um curioso dilema.

Embora medir forças e vencer as atuais vice-campeãs do mundo tenha importância, ser o primeiro colocado do grupo F pode não ser exatamente uma boa notícia. Quem ocupar este lugar na tabela cruza com a segunda colocada do grupo G, que, após os resultados na primeira rodada, tem grandes chances de ser os Estados Unidos. Já quem ficar com a segunda vaga do grupo deve cruzar com Canadá ou Japão nas quartas, segundo a CNN Brasil.

Na teoria, e considerando o histórico olímpico contra o time americano, ganhar o grupo pode, então, se tornar um castigo. Seja como for, a preparação para a partida feita por Pia Sundhage tem um componente misterioso. Sem confirmar as mudanças táticas para enfrentar uma equipe mais forte que a China, a única certeza que Pia deu de véspera foi o uso de mais substituições. Na estreia, o Brasil só fez duas trocas ao longo do jogo, das cinco a que tem direito. Pia pensa em fôlego novo e, portanto, sabe que seu time vai precisar correr dobrado.

A seleção holandesa não pode usar a sua exuberante estreia como parâmetro. O 10×3 contra a Zâmbia, equipe de nível muito distante, chamou a atenção mais pelos 3 gols sofridos, dois deles nos minutos finais, do que pelos dez marcados. Embora estreante em olimpíadas, a Holanda vive um período sem igual na modalidade, e só lhe falta uma grande campanha no palco olímpico, já que, em 2017, ganhou a Euro, e em 2019 alcançou a final mundialista (derrota para os Estados Unidos, em Lyon, na França). Miedema, a mulher-gol do time laranja, já tem 4 gols na competição.

Na preparação para a olimpíada, Miedema marcou duas vezes na impactante goleada por 7×0 sobre a Noruega. O ataque holandês, costumeiramente faminto, contudo, não se resume ao faro de gol da craque do Arsenal. Martens, van de Sanden e Groenen devem jogar e causam estrago em qualquer formação adversária. No duelo contra a China, Pia não se ocupou de uma marcação mais forte, deixando Duda e Marta perto de Debinha e Bia no setor ofensivo, sem reforçar o setor de marcação onde Andressinha e Formiga trabalharam. Esse será um dos dilemas na escalação brasileira.

Só o que diferencia as duas equipes na tabela é o saldo de gols. A Holanda tem 7, com dez gols feitos, e o Brasil, 5.

A rodada

Além do outro jogo do grupo brasileiro, entre China e Zâmbia, outras quatro partidas acontecem.  Às 4h30, Chile x Canadá iniciam os trabalhos, e o time sul-americano alimenta o sonho da classificação, já que as canadenses empataram na estreia e, embora ainda favoritas, mostraram fraquezas. Às 7h30, no jogo de fundo do grupo, Japão x Grã-Bretanha rivalizam em um duelo que serve de teste definitivo das forças das anfitriãs.

Megan Rapinoe, jogadora da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos (EUA),
Os Estados Unidos, de Megan Rapinoe, decepcionaram na estreia
Foto: Ricardo Mazalan/AP

O Grupo G começa às 5h30, com um duelo de vencedoras: Austrália x Suécia jogam em busca da liderança. Às 8h30, o último apito inicial do dia põe para jogar os Estados Unidos e a Nova Zelândia. As americanas jogam já sabendo do resultado da partida anterior, e por isso podem estar ainda mais pressionadas do que já estão.

O torneio de futebol feminino classifica os dois melhores de cada grupo, e também os dois melhores terceiros colocados.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.