*Da Redação Dia a Dia Notícia
Há menos de uma hora, cidadãos brasileiros já começaram a votar em Wellington, capital da Nova Zelândia, primeiro colégio eleitoral fora do Brasil. O país possui três mil brasileiros aptos a votar nas eleições de 2022. A votação iniciou às 8h locais (16h no horário de Brasília). Perfis oficiais da Justiça Eleitoral, jornalistas e influenciadores divulgaram o início das eleições em suas redes sociais.
Brasileiros no exterior podem votar somente para o cargo de presidente da República. A votação nos colégios eleitorais fora do Brasil é coordenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Diferentemente do território nacional, os colégios eleitorais de outros países não foram afetados pela unificação do horário de votação, determinada em dezembro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Brasil, a votação inicia às 8h deste domingo (2/10) e termina às 17h, ambos no horário de Brasília. O último colégio eleitoral estrangeiro fica na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, com a votação encerrando às 21h no horário de Brasília.
Já tem eleição do outro lado do mundo. Zerésima emitida pela urna eletrônica instalada em Wellington, capital da Nova Zelândia pic.twitter.com/zhqsOI1ekZ
— Fred Ferreira (@fredferreirabsb) October 1, 2022
🇧🇷 ATENÇÃO: Votação das Eleições 2022 se inicia oficialmente na Nova Zelândia. pic.twitter.com/37aqC4Sxjc
— Eixo Político (@eixopolitico) October 1, 2022
A primeira Zerésima das eleições já saiu! Confira imagens de Wellington, na Nova Zelândia 🌏 pic.twitter.com/kjcLR11ll7
— TSE (@TSEjusbr) October 1, 2022