*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os dias 1º e 6 de agosto, a Operação Shamar foi realizada em todo o Amazonas e prendeu 48 suspeitos de crimes de violência contra mulheres. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (7), data em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos. A ação reuniu atividades de repressão, prevenção e orientação em diversas regiões do estado.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, entre os 48 detidos na Operação Shamar estão 14 pessoas presas no interior do Amazonas, incluindo dois casos no município de Parintins. Ele destacou a atuação integrada das forças de segurança, que envolveram patrulhamentos, lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), palestras e outras ações voltadas à proteção das mulheres.
Em Manaus, a subtenente da Polícia Militar Adriana Granjeiro ressaltou a prisão de um homem reincidente, detido em flagrante, após incendiar a casa da própria mãe. O suspeito já havia sido preso outras quatro vezes por descumprimento de medidas protetivas. A militar informou que as patrulhas serão intensificadas, especialmente nas zonas Norte e Leste da capital.
A delegada Nathalia Oliveira relatou um caso de tentativa de feminicídio registrado em 20 de julho, quando um homem perseguiu a ex-companheira, quebrou o vidro do carro da vítima com um capacete e a agrediu fisicamente. Ele foi preso por mandado judicial. Outro caso citado envolveu a prisão de um suspeito que invadiu a residência de uma mulher e a agrediu com chutes e socos.
Já a delegada Patrícia Leão anunciou o lançamento de um sistema digital de atendimento para mulheres em situação de violência. A partir desta sexta-feira (8), estará disponível o site da Delegacia Virtual da Mulher, que permitirá solicitar medidas protetivas de forma online. A plataforma também oferecerá informações sobre direitos previstos na Lei Maria da Penha, orientações sobre medidas protetivas e formas de identificar situações de violência.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Delegacia da Mulher, localizada no bairro Parque 10, pelo número (92) 98545-0808, que também recebe mensagens.
A Operação Shamar integra uma mobilização nacional de combate à violência de gênero e reúne diversas forças de segurança e instituições em ações conjuntas.
