No Amazonas, prefeitos dos municípios de Manaus, Manicoré, Apuí, Tefé, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Parintins e Manacapuru publicaram decretos em que liberam o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em locais abertos, nos últimos dias.
As novas medidas foram publicadas após o decreto estadual que recomenda o uso do equipamento apenas em locais fechados.
No último dia 11 de março, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado, em reunião decidiu recomendar às prefeituras do Amazonas que autorizem a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. A orientação leva em conta os índices epidemiológicos, que registram queda em internações e de número de infectados e óbitos pela doença no estado.
Em Manaus, a nova regra vale desde quarta-feira, dia 16, quando o prefeito David Almeida (Avante) assinou o decreto que faculta o uso do equipamento. No mesmo decreto, a prefeitura recomenda aos idosos a partir de 70 anos e aos imunossuprimidos que continuem usando o equipamento em qualquer ambiente.
Medidas preventivas contra a Covid-19
O Governo do Amazonas adverte que o uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus, que continua presente no Estado.
A cobertura vacinal no Amazonas, atualmente, está na média de 80,9% com segunda dose e 33,7% com o esquema vacinal com dose de reforço, considerando a população elegível para vacinação. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação do vírus, aponta a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).