*Gabriela Brasil – Da Redação do Dia a Dia Notícia
No Amazonas, mais de 2 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica durante os dois primeiros meses de 2021, segundo os dados registrados pelo Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Só em Manaus, foram notificados 2.417 casos de violência doméstica entre os meses de janeiro e fevereiro. Nos municípios do Estado, as ocorrências registradas alcançaram mais 60.
Do total dos casos de violência na capital, 30% dos registros são de ameaça, sendo o crime mais denunciado nas delegacias. Em segundo, vem injúria com 713 notificações e lesão corporal em terceiro, com 375 casos.
Estupro
De acordo com os dados do SSP-AM, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021, 90 amazonenses foram vítimas de estupro. Em Manaus, os números notificados são de 87 . Já nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba e Careiro da Varzea, houve 1 notificação de estupro em cada, totalizando 3 casos da violência no interior do Estado.
Os dados registrados de feminicídio no Amazonas apontam 2 notificações: 1 em Manaus e o outro no município de Manacapuru.
Em comparação com os indicadores disponibilizados pelo SSP-AM do ano de 2020, houve uma redução de 43% das ocorrências relacionadas à violência doméstica nos dois primeiros meses de 2021, uma queda de 1.838 casos.
Na capital, as principais vítimas de estupro do ano passado são as da faixa etária de 0 a 11 anos, totalizando 254 casos ao longo dos meses de 2020.
Conforme o SSP-AM, os autores que mais cometem violência contra a mulher no Amazonas são namorados, maridos, filhos e ex-companheiros. Com a pandemia do novo coronavírus, o isolamento tornou a mulher mais vulnerável à violência cometida pelo ex-companheiro, com o qual, tem a guarda compartilhada de filhos.
As denúncias podem ser realizadas no disque denúncia da SSP-AM por meio dos telefones disque 180 e 181. Para os casos emergenciais, o acionamento pode ser feito pelo 190.