*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO), será realizada antes do fim do terceiro ano de mandato, em dezembro de 2026. A declaração ocorreu na terça-feira (10), em reunião com prefeitos, ministros e demais autoridades do Amazonas, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“Nós vamos nos reunir, quais reuniões forem necessárias, e antes de terminar o meu mandato a gente vai começar a fazer definitivamente o pleno direito de cidadania do estado do Amazonas”.
Lula também destacou que os trabalhos de recuperação da rodovia federal já estão iniciando “agora com 52 quilômetros (do lote C), primeiro tem 20 e depois tem mais 30”.
O presidente relembrou a conversa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em que disse ser preciso fazer todas “as reuniões que forem possíveis fazer, ouvir todos os cientistas que precisam ouvir”, pois é necessário ter noção, “que a gente tem que fazer aquela estrada e precisa garantir que a parte mais nobre da floresta amazônica não seja destruída”.
Ainda conforme Lula, a estrada será feita com seriedade, responsabilidade, pois ele concorda que não é possível que Roraima e Manaus fiquem de costas para o outro.
“É preciso que a gente faça essa estrada definitivamente, mas com a responsabilidade que o Brasil e o mundo requer”.