*Da Redação do Dia a Dia Notícia
No Amazonas, 74 crianças e adolescentes estão atualmente elegíveis para adoção, de acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Características como idade, condições especiais de saúde e o fato de integrarem grupos de irmãos ainda dificultam o processo de encontrar um novo lar para eles.
Ainda segundo a SNA estão no aguardo de uma nova família, integrando um universo de 4.739 adotandos cadastrados no sistema atualmente. No último sábado (25 de maio) foi celebrado o “Dia Nacional da Adoção”. Em alusão à data, a coordenadora da Infância e da Juventude (Coij) do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Joana Meirelles, destacou os esforços para sensibilizar possíveis adotantes a acolherem crianças e adolescentes disponíveis para adoção em instituições do Amazonas.
Ela ressaltou que muitas dessas crianças enfrentam dificuldades para encontrar um lar devido a características como fazer parte de grupos de irmãos, terem idade mais avançada, ou apresentarem necessidades especiais ou problemas de saúde.
Uma das principais ações desenvolvidas pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, com o apoio da Coij, para ampliar as chances de adoção de crianças e adolescentes inseridos em grupos de difícil colocação, é o “Projeto Encontrar Alguém”. Desde sua implantação em 2018 até abril de 2024, o projeto já possibilitou a adoção de 78 crianças e adolescentes.