O Amazonas tem 11 mil profissionais da saúde que não tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) e foram divulgados nessa quarta-feira (3).
Segundo o secretário da pasta, doutor Anoar Samad, para reverter o quadro, o órgão está fazendo uma busca ativa e montando salas de vacina dentro das unidades de saúde da capital.
“Temos cerca de onze mil profissionais de saúde em nossas unidades que estão com a terceira dose atrasada. Estamos vindo para dentro das unidades, fazendo busca ativa para disponibilizar a vacina no local de trabalho. Uma nova estratégia para completar o esquema vacinal e evitar uma terceira onda […]”, disse o secretário.
O primeiro hospital de Manaus a receber a ação foi o Hospital Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus. A enfermeira Amarilda Rodrigues foi uma das vacinadas durante a ação e falou da facilidade de receber o reforço da Pfizer no ambiente de trabalho, durante o plantão.
“Facilita para os profissionais que estão no plantão e às vezes não tem a oportunidade de ir aos postos para se a vacinar”, afirmou.
A SES também vai montar uma nova estratégia para a aplicação da primeira e segunda dose em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para idosos e em profissionais de saúde. A ação deve ocorrer neste fim de semana, em shoppings centers da capital.