Search
booked.net
Search
Close this search box.

Navios da 2ª Guerra Mundial e pedras antigas ressurgem em meio à seca na Europa

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Europa vive atualmente uma intensa seca, a pior em anos que levou o rio Danúbio a um de seus níveis mais baixos em quase um século. A seca expôs cascos de dezenas de navios de guerra alemães da Segunda Guerra Mundial na Sérvia. Na Espanha, arqueólogos ficaram encantados com o surgimento de um círculo de pedras pré-históricas.

A intensa seca deste ano expôs mais de 20 cascos em um trecho do rio Danúbio, no leste da Sérvia. Muitos dos navios ainda contêm toneladas de munição e explosivos e representam um perigo para o transporte marítimo. Os navios faziam parte da frota do Mar Negro das tropas nazistas em 1944 e afundaram ao recuar de um ataque das forças soviéticas.

Espalhados pelo leito do rio, alguns dos navios ainda possuem torres, pontes de comando, mastros quebrados e cascos retorcidos, enquanto outros estão em sua maioria submersos sob bancos de areia.

Na Espanha, oficialmente conhecido como Dólmen de Guadalperal, o círculo de pedras atualmente fica totalmente exposto em um canto do reservatório de Valdecanas, na província central de Cáceres, onde as autoridades dizem que o nível da água caiu para 28% da capacidade.

Dólmen de Guadalperal, o círculo de pedras. Foto: Reprodução

Ele foi descoberto pelo arqueólogo alemão Hugo Obermaier em 1926, mas a área foi inundada em 1963 em um projeto de desenvolvimento rural sob a ditadura de Francisco Franco. Desde então, só se tornou totalmente visível quatro vezes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.