*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Europa vive atualmente uma intensa seca, a pior em anos que levou o rio Danúbio a um de seus níveis mais baixos em quase um século. A seca expôs cascos de dezenas de navios de guerra alemães da Segunda Guerra Mundial na Sérvia. Na Espanha, arqueólogos ficaram encantados com o surgimento de um círculo de pedras pré-históricas.
A intensa seca deste ano expôs mais de 20 cascos em um trecho do rio Danúbio, no leste da Sérvia. Muitos dos navios ainda contêm toneladas de munição e explosivos e representam um perigo para o transporte marítimo. Os navios faziam parte da frota do Mar Negro das tropas nazistas em 1944 e afundaram ao recuar de um ataque das forças soviéticas.
Espalhados pelo leito do rio, alguns dos navios ainda possuem torres, pontes de comando, mastros quebrados e cascos retorcidos, enquanto outros estão em sua maioria submersos sob bancos de areia.
Na Espanha, oficialmente conhecido como Dólmen de Guadalperal, o círculo de pedras atualmente fica totalmente exposto em um canto do reservatório de Valdecanas, na província central de Cáceres, onde as autoridades dizem que o nível da água caiu para 28% da capacidade.
Ele foi descoberto pelo arqueólogo alemão Hugo Obermaier em 1926, mas a área foi inundada em 1963 em um projeto de desenvolvimento rural sob a ditadura de Francisco Franco. Desde então, só se tornou totalmente visível quatro vezes.