O governador do Amazonas, Wilson Lima, falou nesta sexta-feira, dia 17, sobre o colapso do sistema de saúde do Estado em meio à pandemia da Covid-19.
“Estamos trabalhando no limite. Todos os dias, quando tenho um paciente que agravou, a gente busca um leito daqui, um leito dali. Às vezes, um leito desocupa, porque um paciente foi desentubado ou outro motivo. Mas, hoje, a gente está no nosso limite”, afirmou o governador à Rádio Tiradentes, segundo informou o Antagonista, site nacional de grande repercussão.
De acordo com o Antagonista, o governador disse que “em algum momento, nosso sistema de saúde não terá condição de atender todo mundo. Em algum momento, como já estamos vendo em unidades hospitalares, não vou ter mais onde colocar corpos”.
Wilson Lima anunciou a prorrogação do estado de calamidade pública no Amazonas por mais 180 dias. Decreto do governo esta semana, prorrogou o fechamento do comércio e atividades não essenciais até 30 de abril, além de eventos culturais públicos.
Nesta sexta-feira, números divulgados pelo governo estadual, indicam o seguinte cenário em Manaus quanto ao coronavírus: casos confirmados 1.809, óbitos 145, casos no interior 279, pacientes curados 386 e casos na capital 1.532.