A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou na manhã desta terça-feira (11) que até o momento, nenhum caso de evento adverso após a vacinação contra a Covid-19 em gestante foi notificado em Manaus.
Grávidas e Puérperas estão recebendo o imunizante da Pfizer/Biontech desde a última segunda-feira (10), porém, segundo a Semsa, gestantes que estavam inseridas em outros grupos prioritários como os trabalhadores da saúde e as pessoas com comorbidades também podem ter recebido a vacina da AstraZeneca/Oxford.
Nesta terça-feira (11) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou a suspensão imediata da aplicação da vacina Astrazeca/Oxford em gestantes e puérperas. Segundo a nota emitida pela Anvisa a recomendação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”.
A Semsa afirma seguir o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 orientadas pelo Ministério da Saúde.