*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul nestas eleições, avaliou, em entrevista publicada nesta quarta-feira (2) ao jornal O Globo, o pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL), além de reconhecer o resultado das urnas.
“Nós concordamos em participar de um jogo em que o outro jogador (Lula) não deveria estar jogando. Mas se a gente concordou, não há mais do que reclamar. A partir daí, não adianta mais chorar, nós perdemos o jogo”, comentou.
Sobre a demora de Bolsonaro em fazer o pronunciamento ao fim da eleição, Mourão disse que “cada um reage aos acontecimentos da sua maneira”. Ele destacou que aconselhou o presidente a fazer outro tipo de discurso, que não foi ouvido por Bolsonaro. A forma como o presidente se pronunciou foi criticada por especialistas.
“Ele não acusou o processo eleitoral, da forma que eu achei que acusaria, não acusou o opositor. Já está estendida a ponte para que a transição seja executada, pelo Ciro Nogueira e quem for de direito da chapa do Lula”, disse.
Sobre os protestos, Mourão os condenou enfaticamente ao bloquearem estradas e não respeitarem os resultados das urnas. “Deveria ter sido realizado quando o jogador (Lula) que não deveria jogar (foi autorizado a jogar). Ali deveriam ter ido para a rua, buzina. Mas não fizeram. Existem 58 milhões de pessoas inconformadas, mas aceitaram participar do jogo. Então tem que baixar a bola”.