O prefeito de Manaus, David Almeida, voltou a se posicionar publicamente sobre suas articulações políticas para as eleições de 2026. Em declaração em coletiva de imprensa, na presença de figuras políticas, Almeida afirmou que seu partido atual ‘Avante’ segue em direção política contrária ao projeto do senador Omar Aziz (PSD), assumido pré-candidato ao Governo do Amazonas, sinalizando o distanciamento do partido em relação à base política tradicional do senador.
“O Avante já caminha em via oposta ao projeto do senador Omar Aziz. Tenho por ele respeito, desejo a ele sucesso na sua vida, mas com relação ao alinhamento político, nós não temos mais”, alegou o prefeito.
O retorno de Almeida às declarações políticas ocorre em um momento em que as articulações eleitorais começam a se intensificar, com diversos partidos e pré-candidatos ajustando suas estratégias para este ano de 2026.
Pré-candidatura de Omar Aziz
Omar Aziz, por sua vez, figura histórica da política amazonense, acumula mandatos como senador e governador, e já iniciou a construção de seu palanque eleitoral para a disputa ao Governo do Estado. A afirmação de Almeida evidencia que o Avante não pretende integrar a base do senador neste pleito. O posicionamento do prefeito David Almeida sinaliza que as disputas eleitorais em 2026 prometem ser acirradas no Amazonas.
Leia mais: Aryel Almeida será candidata à deputada federal pelo Avante, diz David Almeida em entrevista na CMM
Leia mais: Apesar de escândalos e investigações, David Almeida insiste em discurso de “gestão limpa” na CMM