Search
booked.net
Search
Close this search box.

Municípios do Alto Solimões registram 8,2 mil casos de malária em meio à estiagem severa no AM

Foto: Divulgação/FVS-RCP

*Da Redação Dia a Dia Notícia

No período de 1º de janeiro a 26 de novembro, municípios da região do Alto Solimões, no interior do Amazonas, registraram 8.273 casos novos de malária. Os dados constam no informe epidemiológico divulgado, nesta sexta-feira (29), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RC), da Secretaria de Estado de Sáude (SES-AM).

O cenário inclui um recorte de dados do Amazonas, destacando os municípios da região do Alto Solimões no estado, como Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

A FVS-RCP também divulgou o informe epidemiológico referente aos casos de arboviroses registradas nos municípios neste mesmo período.

Foram registrados 5.460 casos suspeitos de arboviroses no Alto Solimões, sendo confirmados por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 913 para dengue, 1 para chikungunya, 32 para zika, especificamente por critério laboratorial, 457 casos de febre oropouche, 5 casos do Mayaro.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os informes atendem a um olhar diferenciado que a instituição possui para o Alto Solimões e a Tríplice Fronteira, com o Peru e Colômbia. “O Alto Solimões apresenta características epidemiológicas diferentes das demais regiões do estado e a vigilância destaca atenção especializada nas fronteiras”, enfatiza.

Os informes epidemiológicos são produzidos pela Assessoria de Análise de Situação de Saúde (AASS) e Sala Análise de de Situação de Saúde da Regional Alto Solimões, ambos setores da FVS-RCP. “Nos informes, destacamos número de casos, municípios e perfil de pacientes, com sinais e sintomas, além da faixa etária”, detalha a assessora da AASS na FVS-RCP, Leíse Fernandes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.