*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Três mulheres, identificadas como Brenda Karoline Vilaboas Pires, Eliandra da Silva Souza e Rayssa de Almeida França, de 22, 30 e 48 anos, foram presas em flagrante pela Polícia Civil na última terça-feira (13) após uma série de furtos em uma loja de roupas localizada em um shopping na zona Leste de Manaus. O prejuízo estimado causado pelas suspeitas é de R$ 20 mil.
De acordo com o delegado do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as investigações começaram após uma denúncia dos proprietários de uma loja no Centro de Manaus, que perceberam um desfalque contínuo na quantidade de produtos e notaram a atuação das suspeitas.
“Brenda, que está grávida de oito meses, é apontada como a líder do grupo. Ela já havia praticado outro furto recentemente, conforme revelado pela investigação”, informou o delegado.
A partir do registro do Boletim de Ocorrência (BO), a equipe de investigação passou a monitorar as suspeitas. Nos Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), foram identificados vários registros de furtos anteriores cometidos pelo grupo. Na manhã de terça-feira, a polícia recebeu informações de que as mulheres haviam cometido mais um furto, o que levou à prisão em flagrante.
O grupo era especializado em furtar roupas, bolsas, joias, bijuterias, relógios e outros produtos variados, atuando em shopping centers, farmácias, supermercados e lojas em diversas zonas de Manaus. Eliandra era responsável por alugar os diferentes veículos utilizados nos crimes. Ela já tinha antecedentes criminais, incluindo prisão anterior por suspeita de envolvimento em um ataque a uma viatura da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, em janeiro de 2022. Na ocasião, o celular dela foi encontrado com um dos atiradores.
Além disso, as suspeitas não mantinham residência fixa, mudando-se constantemente para dificultar o trabalho investigativo. Os produtos furtados eram geralmente vendidos por elas, segundo a polícia.