*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um estudo realizado pelo Cadastro Central de Empresas (Cempre), banco de dados mantido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE), revelou que homens ainda dominam o mercado de trabalho no Brasil. No Amazonas, a diferença salarial entre homens e mulheres é de 16,3%, com homens recebendo um salário médio mensal de R$ 3.484,24, enquanto as mulheres ganham em média R$ 2.995,07.
De acordo com os dados, 55,1% do pessoal ocupado assalariado no país era composto por homens, enquanto as mulheres representavam 44,9%. Porém, os homens absorveram 59,2% dos salários e outras remunerações, enquanto as mulheres receberam apenas 40,8%. Essa disparidade salarial se reflete na média salarial mensal das mulheres, que equivale a 86,0% do salário médio mensal dos homens.
No Amazonas, embora as mulheres tenham apresentado um aumento significativo no número de pessoas ocupadas em 2021, com um crescimento de 7,4%, em comparação com 6,8% dos homens, ainda há uma predominância masculina no mercado de trabalho. Atualmente, existem 351 mil homens ocupados contra 269 mil mulheres no estado.
Ao analisar as atividades econômicas que registraram maior crescimento em pessoal ocupado assalariado no Amazonas, destacam-se os setores de informação e comunicação, com um aumento de 20%, outras atividades de serviços, com 17,3%, e indústria extrativa, com 13,8%. Dos 22 setores econômicos locais, 18 apresentaram crescimento nesse indicador.
*Com informações do RealTime1