*Da Redação Dia a Dia Notícia
Mulheres na faixa etária de 10 a 19 anos representam o maior número de vítimas de violência contra a mulher no Amazonas em 2024. De acordo com levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, a partir de dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), foi possível observar que entre janeiro a junho, foram registrados 2.138 casos de violência contra a mulher, sendo 846 vítimas de idade entre 10 a 19 anos.
Esta faixa etária representa 39,57% das vítimas de violência no estado em relação ao total registrado este ano. Em seguida aparecem mulheres de 20 a 39 anos (34,75%); 40 a 59 anos (8,23%); 5 a 9 anos (6,13%); 1 a 4 anos (5,19%); menor que 1 ano (3,93%); e maior que 59 anos (2,20%).
Em relação ao município com o maior número de mulheres vítimas de violência, a capital Manaus aparece na frente com 669, seguida por Tefé (191); Manacapuru (100); São Gabriel da Cachoeira (98); e Maués (94).
Os dados disponibilizados pela FVS-RCP se referem apenas ao número de casos registrados nos municípios do Estado e a faixa etária das vítimas, não sendo possível identificar o tipo de violência sofrida pelas mulheres.
A violência doméstica pode ocorrer de diversas maneiras, sendo elas a física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Muito dos agressores são companheiros das vítimas. Em casos mais extremos, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas, situações na qual se caracterizam o crime de feminicídio caracterizado como homicídio consumado ou tentado, tendo mulheres como vítimas (ou com motivação de gênero).
Denúncias
As denúncias para crimes de violência doméstica podem ser feitas em qualquer delegacia ou por meio dos canais telefônicos 180 e 181, no qual é possível que a denúncia seja realizada de forma anônima. Outro canal que pode ser utilizado é o 190.
Além disso, Manaus conta com três Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM), que ficam localizadas nos bairros Parque Dez, Colônia Oliveira Machado e Nossa Senhora da Conceição.
Somente a Delegacia da Mulher localizada na avenida Mario Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, funciona em regime de plantão, 24h (vinte e quatro horas), todos os dias da semana e as Delegacias das Mulheres localizadas na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado e na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, funcionam apenas em regime de expediente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.