*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um acontecimento em um dos banheiros do Shopping Manauara, na zona Centro-Sul de Manaus, gerou repercussão nas redes sociais, na noite de sexta-feira (20). Uma mulher, atleta de jiu-jitsu e proveniente do interior do Amazonas, foi impedida de entrar no banheiro feminino por um segurança do estabelecimento, que questionou sua identificação e vestimentas.
Imagens do momento mostram a abordagem do segurança, que solicitou à mulher a apresentação de documentos para comprovar seu sexo. Testemunhas afirmaram que a atleta, que estava de passagem pela cidade para participar de um campeonato, foi abordada devido ao seu modo de se vestir, que não se enquadrava nos padrões tradicionais de vestimenta feminina.
O incidente rapidamente ganhou atenção nas redes sociais, onde muitos internautas expressaram sua indignação. A situação foi interpretada como um exemplo de discriminação, levando a um debate mais amplo sobre os direitos das pessoas não conformes com as normas de gênero.
“É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda enfrentemos esse tipo de situação. O respeito à identidade de cada um deve ser prioridade”, comentou um usuário nas redes sociais.
Em resposta ao ocorrido, a administração do Shopping Manauara se manifestou através de sua assessoria de imprensa, afirmando que “repudia veemente qualquer tipo de discriminação”. A nota também indicou que o agente de segurança envolvido agiu de forma contrária às orientações do shopping. Além disso, a administração se comprometeu a reforçar os treinamentos de sua equipe para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.
No entanto, o shopping não informou se o segurança foi demitido ou se alguma ação disciplinar específica seria aplicada.