*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma mulher protagonizou um ato inusitado em frente à loja da Havaianas, no shopping Manauara, em Manaus, nesta semana, chamando atenção de quem passava pelo local. A manifestante foi filmada pulando com o pé direito diante da vitrine da unidade, gesto que se insere em uma série de protestos inspirados por uma polêmica recente envolvendo a marca brasileira de sandálias.
A ação faz parte de uma mobilização que ganhou repercussão nas redes sociais após o lançamento de uma campanha publicitária de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres. Na campanha, a atriz diz que não quer que as pessoas “comecem 2026 com o pé direito”, sugerindo em seguida que iniciem o novo ano “com os dois pés”, em um tom motivacional. Entretanto, parte do público interpretou a frase como uma provocação política e passou a exigir um boicote à marca, acusando a propaganda de veicular uma mensagem com suposta conotação ideológica.
A campanha publicitária original, apesar de ter provocado críticas, foi concebida com uma mensagem otimista e voltada para o início do novo ano, mas acabou inserida no centro de um debate político inesperado no país, mobilizando grupos que defendem o boicote e exigem que a marca abandone interpretações consideradas ideológicas.
