*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A mulher do candidato a Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a socióloga Rosângela Silva, ou “Janja” como é conhecida, fez críticas a propaganda da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) na qual a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, aborda a obra da transposição do Rio São Francisco. A fala ocorreu em comício em São Luís no Maranhão, Janja disse que Michelle estaria mentindo e que isso seria “muita cara de pau”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a propaganda na quinta-feira (1º), após pedido da candidata à presidência Simone Tebet (MDB), que afirmou que a mulher do presidente aparece em 100% do tempo, o que seria proibido pela legislação eleitoral. Rosângela, em sua fala, no comício, convocou os apoiadores de Lula a ir as redes sociais compartilhar verdade.
“A gente sabe que aquele lado de lá sabe falar mentira. Eles estão compartilhando muita mentira. Eles são tão caras de pau que têm coragem de ir para a televisão e dizer que foram eles que levaram água para as mulheres do sertão nordestino. É muita cara de pau. Então a gente precisa compartilhar verdades. Isso que eu queria pedir para vocês”, afirmou Rosângela
Propaganda
No vídeo, Michelle fala que Bolsonaro levou água ao sertão nordestino e aborda as mulheres da região nordeste.
“A água chegou no sertão. Trouxe vida, alegria e esperança. A mulher sertaneja, que carregava lata d’água na cabeça, agora pode usar a força para voltar à escola ou para tirar o alimento que está brotando na terra”, disse a mulher do presidente
Suspenção pelo TSE
Simone Tebet abriu uma representação no TSE afirmando que uma das inserções de TV, a primeira-dama está em 100% do tempo. Então, a ministra determinou a suspensão da veiculação das peças publicitárias, além disso estipulou multa de R$ 10 mil para cada caso de eventual descumprimento.
Ela relata que Michelle pode participar da campanha, mas que a mesma feriu a Lei das Eleições que permite a aparição de apoiadores em 25% do tempo nas inserções de propagandas no rádio e TV.