*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) fez um vídeo neste domingo (12) em homenagem ao ex-governador e estadista Amazonino Mendes que faleceu neste domingo (12), aos 83 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado por complicações causadas por uma pneumonia. “Obrigado e até breve Amazonino”, disse Braga.
No post de despedia ao ex-governador, Braga ressaltou as qualidades de Mendes, bem como sua influência na vida pública. No ano de 2022, ambos concorreram nas eleições para o Governo do Amazonas. Na ocasião, Wilson Lima (União) foi escolhido pelos amazonenses.
“Muito aprendi com Amazonino Mendes. Ora, dividindo o mesmo barco nas disputas eleitorais. Em outros momentos, em campos opostos. Mas sempre primando pelo respeito e partilhando de um imenso amor pelo nosso Estado”, disse Eduardo.
Obras de Amazonino
Entre as maiores contribuições de Mendes está a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tem mais de 20 anos de existência e forma milhares de profissionais todos os anos, em polos distribuídos por todo o estado.
Além disso, o estadista foi responsável por grandes feitos na área da saúde, como a construção dos hospitais João Lúcio, 28 de Agosto e Francisca Mendes; além de policlínicas, Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis).
O legado para a cultura do Amazonas incluiu a construção do Bumbódromo de Parintins, palco do maior festival a céu aberto do mundo, disputado por Caprichoso e Garantido, seu boi do coração.
Homem do povo e filho do interior, Amazonino também era grande incentivador do setor primário, tendo criado programas como o “Terceiro Ciclo”, para distribuir insumos e implementos agrícolas.