*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializa, nesta terça-feira (9), a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que facilita o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Dentre as mudanças, está a dispensa das aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento.
A iniciativa, batizada de “CNH do Brasil”, será lançada em evento no Palácio do Planalto às 10h.
As novas regras, propostas pelo governo Lula, passam a valer nesta semana, logo depois de serem publicadas no Diário Oficial da União (DOU). A expectativa é que a publicação ocorra ainda nesta terça, após a cerimônia em Brasília.
Na semana passada, o Contran aprovou, por unanimidade, a resolução que acaba com a exigência da obrigatoriedade de um mínimo de aulas em autoescolas para obtenção da CNH.
Segundo o Ministério dos Transportes, a medida vai reduzir em até 80% os custos para tirar o documento. O novo modelo estabelece curso teórico gratuito e digital e flexibiliza as aulas práticas ao permitir o acompanhamento de alunos por instrutores autônomos.
A pasta aponta que, atualmente, 20 milhões de brasileiros dirigem sem ter CNH por causa do alto curso do processo, além da burocracia. Assim, o Brasil deixará de ser um dos países mais caros para obtenção do documento.
Durante o evento no Planalto, também será lançada a nova versão do aplicativo da CNH, agora chamado de “CNH do Brasil” e que substituirá o já existente app “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou também que a renovação da CNH poderá ser automática e gratuita, para quem for considerado um “bom condutor”.
*Com informações do Metrópoles
