*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Além de causar estragos em embarcações, casas, ruas e flutuantes, o temporal que atingiu Manaus, nesta quarta-feira (20), trouxe chuva de granizo. Moradores do bairro Tarumã, zona Oeste da cidade, compartilharam imagens do fenômeno nas redes sociais.
Apesar de impressionante, a Defesa Civil divulgou que até o momento não há registro de feridos.
A tempestade aconteceu após fumaça encobrir céu da capital nesta quarta-feira (20), segundo Antonio Ademir Stroski, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Manaus está em uma zona crucial entre as queimadas que ocorrem no interior do Amazonas, e que apesar de não registrar incêndios de grandes proporções, é atingida diretamente pela fumaça de outras cidades.
“Tem uma questão importante a ser dita é que Autazes, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Presidente Figueiredo estão geograficamente distribuídos em uma área cujos ventos predominantes, podem trazer desses municípios, na zona rural, a queimada e a fumaça para a área urbana de Manaus. Então esse é o cenário, é o que de fato aconteceu no dia de hoje”, afirmou.
Veja:
Leia mais:
Forte chuva quebra vidraças de shopping em Manaus e causa pânico em clientes
Temporal em Manaus faz embarcação virar e deixa flutuante à deriva; veja vídeo
Por que Manaus está coberta de fumaça? Entenda como queimadas afetam a capital amazonense