*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para “apurar irregularidades documentais, prática de atos com abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio” no processo eleitoral realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), para o biênio 2024/2026.
A portaria de instauração do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MPF desta terça-feira (10/09), assinada pelo procurador da República Thiago Coelho Sacchetto, considerando o Procedimento Preparatório nº 1.13.000.000302/2023-79, instaurado a partir do expediente PR-AM00011067/2024 e seus complementos.
Em novembro do ano passado, um dos candidatos na eleição, Alisson Vicente Leão, apontou irregularidades como abuso de poder econômico e político e captação ilícita de votos no o processo eleitoral, de acordo com o site 18 horas.
Conforme a reportagem, na denúncia foi apontado que houve manipulação de registros de técnicos em segurança do trabalho no Crea-AM para influenciar o resultado das eleições e uso de e-mails duplicados para votação eletrônica. A partir disso, Alisson Leão pediu a suspensão da eleição, entrou com ação na Justiça estadual e também registrou notícia-crime na Polícia Federal.
*Com informações do site 18 horas