O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Coari, expediu recomendação à prefeita Ducirene da Cruz e ao secretário municipal de Saúde, Rafael Ferreira, com o intuito de evitar a realização de eventos em comemoração ao 89º aniversário da cidade, previstos para o período de 28/07 a 02/08/2021. A medida tem por objetivo evitar aglomerações e risco à segurança sanitária da população.
“No município, houve um razoável aumento nos índices de contágio de covid-19 e de internações e, mesmo diante do início da vacinação no território nacional, os especialistas recomendam a manutenção do distanciamento social, higiene respiratória e demais medidas de prevenção não farmacológicas divulgadas”, aponta o promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire.
Dentre os eventos previstos na programação da festa, o Ministério Público recomenda a suspensão do Show Cultural e do Parabéns/Bolo Niver Coari, previstos para o dia 1º/08, bem como do evento Agita Coari, previsto para o dia 02/08/2021, às 17h.
O documento prescreve ao Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Amazonas e ao titular da Delegacia Interativa de Polícia de Coari, que adotem as providências legais cabíveis quanto àqueles que insistam em descumprir as normas sanitárias sobre a vacinação e distanciamento social, apurando o crime de descumprimento de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal).
A prefeita em exercício Maria Ducirene da Cruz Menezes é professora de carreira da Rede Estadual e Municipal, ex-secretária de Desenvolvimento Social, suplente assumindo como vereadora no ano de 2020 sendo eleita pelo MDB na última eleição com uma das votações mais expressivas do pleito com 1.600 votos. Dulce Menezes se elegeu presidente da Câmara Municipal, para o biênio 2021-2022.